A Dafne Editora apresentou no começo do mês o tão esperado livro Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método, editado por Pedro Bandeira e André Tavares com textos de Philip Ursprung, Diogo Seixas Lopes, Pedro Bandeira e Eduardo Souto de Moura.
Para além da incursão num universo visual que habita as obras do arquitecto Eduardo Souto de Moura, habitualmente escondido do olhar do público, o livro contém contribuições teóricas de peso, entre as quais se destaca o contributo de Philip Ursprung, historiador e professor na Escola de Arquitectura da ETH Zurique e comissário da exposição Herzog & de Meuron, Natural History que, em 2002, dissecou o trabalho da dupla suíça. O livro oferece uma visão original sobre as formas de pensar o projecto e os métodos da arquitectura.
Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método
Como é que um arquitecto trabalha? Sabemos que gere um número complexo de solicitações,das exigências peculiares do cliente às limitações geológicas do terreno, passando pelo autoritarismo dos regulamentos e pela subjectividade do mestre-de-obras. O projecto é o lugar onde essa gestão ganha forma documental e a Arquitectura é o saber que permite operar o projecto.
Mas como é que se cartografa esse saber? Como é que ele é composto? Como é que ele se constrói? Este livro navega por essas interrogações, utilizando o imaginário visual do arquitecto Eduardo Souto de Moura para ensaiar algumas hipóteses. As muitas imagens que conquistaram o espaço do livro foram sendo recolhidas pelo arquitecto e dialogam com desenhos e projectos originais.
Estiveram ou estão ainda afixadas nas paredes do seu escritório, arquivadas em gavetas pesadas, penduradas nas paredes de casa e, particularmente, presentes ou latentes no modo como o arquitecto imagina a Arquitectura.
O livro reúne textos teóricos sobre a questão da imagem e da sua presença nas metodologias de trabalho da arquitectura elaborados por Philip Ursprung, Diogo Seixas Lopes, Pedro Bandeira e do próprio Eduardo Souto de Moura. A edição foi coordenada por Pedro Bandeira e André Tavares e o objecto desenhado pelo designer João Faria.
Dafne Editora, Porto, Dezembro 2011
21,6 x 26,2 cm, 144 páginas, profusamente ilustrado